A Sessão de Abertura do 5° período legislativo da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do sul contou com a presença dos parlamentares João keleu, PDT, Antônio Cosmo, MDB, Leandro Cândido, PSL, Franciney Freitas, PT, Mazinho da Br, MDB, Marivaldo Figueiredo, PP, Lucila Brunetta, PP, Chaguinha do Povo, PDT, Ocenir Maciel, PDT e Romário Tavares, MDB. A Sessão foi presidida por Clodoaldo Rodrigues, PR, que terá como auxiliares na Mesa Diretora, Ocenir Maciel, PDT, na vice presidência e nas 1° e 2° Secretarias, respectivamente os vereadores Chaguinha do Povo, PDT e Lucila Brunetta, PP. Além dos parlamentares estiveram presentes na sessão, Cel. Alves, Secretário Municipal de Trânsito e Transporte; Genilson Maia, Secretário Municipal de Agricultura; Nelson Liano, Secretário Municipal de Comunicação e o Vice prefeito e prefeito em exercício Zequinha Lima que trouxe a mensagem do Executivo ao Legislativo.
A Sessão iniciou com a presença dos servidores e convidados no Plenário para que fosse realizado um momento de oração trazido pelo vereador João Keleu que enfatizou este momento, como momento de paz e união entre os poderes.
“Um novo ano, com uma nova gestão. Suplico a Deus Pai Todo Poderoso para que Tenhamos um grande ano e que Nosso Senhor possa abençoar nossos gestores e cada um de nós vereadores para que possamos realizar grandes trabalhos para nossa sociedade.”
Logo em seguida o prefeito, em exercício, Zequinha Lima levou à Casa a mensagem do Executivo dizendo que o Parlamento precisa ser independente e respeitado.
“Primeiro trazer ao Legislativo a mensagem de sucesso na pessoa do novo presidente, Vereador Clodoaldo Rodrigues. Segundo dizer a eles que o Executivo estará sempre aberto ao dialogo para que todos nós possamos encontrar saídas para os problemas da nossa cidade. Pois, o Parlamento é independente e democrático e não queremos um parlamento submisso à Prefeitura, queremos um parlamento para discutir junto com nossa estrutura as melhorias para nossa cidade.”, disse Zequinha Lima.
Após a mensagem do Executivo, o presidente Clodoaldo Rodrigues, PR, discursou, por cerca, de 15 minutos e pontuou aquilo que será destaque de sua gestão; a união entre os vereadores, a valorização dos servidores da Casa e, principlamente, anunciou a realização de concurso público após 25 anos.
“Quero primeiramente agradecer a Deus por este momento, nunca tive paixão por este cargo mais foi um pedido do grupo e após 6 anos nesta Casa estou tendo a oportunidade de presidir ela e teremos algumas metas importantes como aproximar a Câmara do povo e mostrar transparência das nossas ações. Outra ação da minha gestão será com nosso servidor, quero aqui anunciar que estaremos implantando o plano de cargo, carreira e salário de nossos servidores e, também vamos realizar, durante minha gestão, um concurso público, pois há 25 anos não existi um concurso nesta Câmara.”, disse o presidente Clodoaldo Rodrigues.
Todos os vereadores presentes usaram a Tribuna para falar das expectativas que o ano legislativo trará em uma nova configuração política e sem um período eleitoral, como destacou a vereadora Lucila Brunetta, PP.
“Eu sou otimista por natureza, eu acredito em um ano melhor, visto que não é um ano político, temos um novo governador que trabalhará em parceria com a Prefeitura o que facilitará o serviços de todos nós vereadores. Então, estou bastante ansiosa de que o ano será ótimo, se Deus quiser.”, finalizou.
Pela primeira durante seu 4° mandato o vereador Romário Tavares, o mais experiente da Casa, será um vereador de bancada e não fará parte da Mesa Diretora e, em seu discurso Romário destacou essa nova fase da vida parlamentar e afirmou que fará oposição a atual gestão.
“Pela primeira vez em 16 anos de mandato estarei aqui na bancada pronto para discutir política no campo das ideias e tudo o que for importante para nosso povo votarei a favor. No entanto, afirmo que faço parte de um grupo político de oposição a atual gestão, então farei, sim, oposição ao prefeito Ilderlei Cordeiro. Mais, jamais serei contra meu povo. Nesse momento desejo sorte a todos nós e, em especial, ao nosso presidente Clodoaldo Rodrigues.”, completou Romário Tavares.
Para finalizar, Clodoaldo Rodrigues anunciou para a próxima sessão que aconterá quinta feira, 07, a escolha dos membros permanentes das comissões existentes e também, a criação de uma nova comissão, a Comissão de Ética, que terá a função de investir e punir possíveis infrações de Decoro Parlamentar praticada por vereadores.
Francílio Nascimento